Considerado como um material de alto desempenho, o plástico de engenharia ocupa papel cada vez mais central na indústria nacional e aponta para o futuro dos polímeros. Devido à alta resistência e possibilidade de substituir o aço em diferentes situações, esse tipo de material tem grande aceitação em diferentes segmentos, desde componentes para equipamentos de produção de semicondutores até peças e itens pesados para processamento de alimentos, por exemplo.

 

Além de todas essas qualidades, outro fator contribui para a excelente performance dos polímeros: a utilização com matéria-prima 100% virgem. E esse é um dos motivos do sucesso e da qualidade do portfólio de produtos da COBRA Correntes.

 

Na fabricação de Esteiras Modulares, Correntes Plataforma e Componentes a COBRA utiliza polímeros puros ou virgem, ou seja, sem reaproveitamento por meio de moagem. Dessa forma, garante a melhor performance e eficiência do polímero tornando a COBRA  uma referência no mercado latino americano em qualidade e durabilidade.

 

Toda vez que o polímero é moído, reprocessado ou até mesmo reciclado, ele acaba perdendo propriedades mecânicas. Assim, reduzindo a resistência à tração, ao impacto, e à flexão, impactando diretamente na qualidade e durabilidade dos produtos do item injetado. E quando volta a ser processado, após várias vezes, acaba afetando as propriedades técnicas, por exemplo, reduzindo a temperatura de fusão do polímero, ficando o mesmo mais suscetível à degradação. Quando o material sofre uma degradação no processamento, ficará mais frágil e assim interferindo no seu desempenho.

 

Quais são os polímeros usados:

Um dos polímeros mais utilizados pela COBRA Correntes na fabricação de peças técnicas é o poliacetal ou acetal, conhecido também como POM.

 

Suas principais características são excelentes propriedades mecânicas, elevada resistência à fadiga, e ao desgaste, além de baixo coeficiente de atrito, boa resistência química a reagentes e solventes, excelente estabilidade dimensional e excelente acabamento superficial. Também no POM é possível inserir aditivos, como o antiestático, que reduz as cargas eletrostáticas e evita o acúmulo de pó.

 

Uma variação do poliacetal é o POM AP. Trata-se de um aditivo que já está presente nessa matéria-prima, sendo possível fabricar correntes ou esteiras modulares que apresentam menor coeficiente de atrito se comparado ao POM ou PP. Os produtos que utilizam esta matéria-prima são recomendados para uso em linhas de elevada velocidade e/ou que necessitam diminuir a quantidade de lubrificação.

 

Já o polipropileno (ou apenas PP) é uma das mais comuns matérias-primas utilizadas na indústria. Apresenta boas propriedades mecânicas, químicas, excelente acabamento superficial, boa resistência ao impacto e boa estabilidade dimensional.

 

Também, é possível reforçar o PP com fibra de vidro ou talco a fim de melhorar as propriedades mecânicas do produto.

 

Outro polímero utilizado é o polietileno de alta densidade (PEAD). Apresenta boa resistência ao impacto e excelente acabamento superficial. E pode ser utilizado em temperatura que variam de 0° a 80° graus Célsius.

 

A COBRA Correntes também utiliza borrachas termoplásticas em algumas aplicações. Chamados de TPE, apresentam propriedades semelhantes de borrachas comuns. Porém, podem ser processadas pelos mesmos métodos utilizados na transformação de polímeros termoplásticos. Este tipo de elastômero termoplástico é atóxico e também pode entrar em contato com alimentos.

 

Por fim, outro tipo de polímero utilizado pela empresa é a poliamida, ou somente PA, conhecido também como Nylon. Apresenta elevada resistência ao impacto, ao desgaste e tem boa resistência química. Quando utilizado na forma natural, este material é atóxico, sendo possível adicionar fibra de vidro para melhorar as propriedades mecânicas e a estabilidade dimensional dos produtos.

 

Esse conteúdo foi pensado para você saber mais sobre o segredo da COBRA Correntes. Garanta mais vida útil e segurança nas correntes e esteiras da sua empresa e leve o que há de melhor em polímero 100% virgem para dentro da sua empresa.

 

Soluções como essas produzidas pela COBRA ajudam diversos segmentos a aumentarem suas produções, minimizarem custos e oferecer maior diferencial competitivo dentro do mercado em que atuam.