A indústria não pode simplesmente parar o funcionamento por conta dos níveis altos de ruído, mas sabemos que eles são uma realidade. Toda máquina de toda empresa vai apresentar ruído, uma hora ou outra, em níveis maiores ou menores. Você, que trabalha com esteira transportadora, sabe bem do que estamos falando. Sabe também que é difícil eliminar completamente o barulhinho indesejado. O importante é entender que os ruídos devem e podem ser reduzidos ao mínimo. É preciso trabalhar pela produtividade e pela segurança na indústria e um local de trabalho com muito ruído ou ruído indesejado pode afetar negativamente os funcionários e a empresa. Por isso, preparamos este guia que mostra como reduzir ruídos ao mínimo e a importância desse processo.

 

Produtos em colisão criam ruído na indústria de manufatura

O ruído nas indústrias de manufatura tem origem principalmente nos produtos que estão sendo produzidos. Você sabe, os níveis de ruído são diferentes, dependendo da indústria e do tipo de material com o qual os produtos são feitos. O ruído também pode surgir quando produtos entram em contato uns com os outros nas esteiras transportadoras. Um exemplo disso está na produção de garrafas de vidro.

 

O material de absorção de som diminui o ruído das esteiras

Máquinas e esteiras transportadoras também podem causar certo nível de ruído. Fatores como velocidade e escolha do material desempenham um grande papel. Esteiras de alta velocidade, por exemplo, normalmente geram mais ruído que transportadores de baixa velocidade.

 

O design dos componentes da máquina também tem forte impacto no ruído. Por exemplo: a geometria do que pode parecer um componente insignificante pode desempenhar um papel importante na geração de ruído. Além disso, o design afeta o quão bem os componentes se encaixam e como eles são montados.

 

Se, por exemplo, duas superfícies conectadas não estiverem perfeitamente alinhadas, elas podem criar um ruído muito alto quando uma esteira transportadora passa sobre elas. Além disso, diferentes tipos de materiais podem fazer diferença no ruído. Um plástico mais macio, por exemplo, absorve o ruído melhor do que o aço.

 

Os baixos níveis de ruído aumentam a segurança no local de trabalho

Em regra, há três maneiras diferentes de um ruído afetar uma pessoa. O impacto psicológico frequentemente resulta em irritação e estresse, o que leva à redução da capacidade de trabalho e desempenho. A exposição contínua ao ruído pode levar a consequências físicas, como danos ao ouvido interno, aumento da pressão arterial e respiração irregular.

 

Além disso, o ruído pode ser um fator de isolamento que impede o ouvido de perceber outros sons, como sinais de aviso. Assim, um alto nível de ruído pode aumentar o risco de acidentes de trabalho. Sabemos que isso é tudo o que você não quer. Afinal, trabalhar pela segurança na indústria é um princípio básico.

 

Prolongue a vida útil do seu equipamento para evitar atrito e desgaste

Muitas vezes, o ruído equivale ao desgaste do equipamento ou indica que há problemas na máquina. Isso tem um impacto negativo na vida útil do equipamento. O nível de ruído pode ser reduzido ao mínimo usando tecnologia de máquina moderna, sistemas de controle inteligentes para evitar a colisão de produtos e design adequado do equipamento.

 

Soluções de fluxo de produção personalizadas minimizam o ruído na indústria de manufatura

Manter baixos níveis de ruído é uma grande parte do conceito de criação de uma produção eficiente e inteligente. Procure produtos com as geometrias corretas e materiais de absorção de som para reduzir ruídos. Também é interessante apostar em um controle de linha inteligente, adotando a velocidade do transportador para os diversos estados que existem em todas as linhas de fabricação e também o “sistema de tempo limite” que inicia e para automaticamente o sistema.

 

Isso significa que, se por algum motivo a produção for interrompida, o sistema para automaticamente. Esses conceitos não apenas reduzem o nível de ruído, mas também reduzem o desgaste dos produtos e do equipamento. Reduzem também o consumo de energia.

 

Para o melhor desempenho da sua linha de produção, o ideal é criar um ambiente de trabalho agradável, projetando soluções de fluxo de produção de alto desempenho. Nesse sentido, minimizar o ruído é um dos pontos principais.

 

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado. A COBRA Correntes tem profissionais especializados para tirar suas dúvidas e ajudar a melhorar o desempenho de sua empresa com assistência técnica qualificada e produtos de alta tecnologia.