HISTÓRIAS DE SUCESSO 

 

Situada no interior do Rio Grande do Sul, mais especificamente no coração da cidade de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é hoje a maior vinícola do Brasil. Fundada em 1931, a vinícola já passou por grandes transformações. O passar do tempo, o crescimento da marca, a concorrência com o mercado internacional e os avanços tecnológicos exigiram a modernização dos métodos e processos industriais, e é claro a utilização de equipamentos apropriados para a produção de vinhos, sucos e espumantes. A conquista da posição que ocupa há mais de duas décadas foi possível graças a essa constante modernização de seu parque industrial, a alta tecnologia de suas unidades e aos rigorosos padrões exigidos nos processos de produção.

 

Na unidade inaugurada em 2019, no Vale dos Vinhedos, são produzidos 180 mil litros de suco de uva diariamente, em um processo totalmente automatizado e que conta com transportadores equipados com correntes plásticas da marca COBRA Correntes. 

 

SOLUÇÕES COBRA CORRENTES

 

As Correntes Plásticas da Série AP Autolubrificadas foram implantadas visando dar mais eficiência aos transportadores instalados na nova planta fabril da vinícola e exclusivamente utilizados na produção de sucos, que até então eram produzidos na unidade matriz, onde utilizava-se correntes metálicas nos transportadores. O envase, realizado em garrafas de vidro, exigiu o uso de uma corrente com baixo coeficiente de atrito e de longa durabilidade, que permitisse evitar desgaste e, consequentemente, as manutenções frequentes e que atendesse a um desafio maior: diminuir a utilização de água e lubrificantes sintéticos no processo produtivo. O Supervisor de Engarrafamento da Vinícola Aurora, Dirceu Sauthier, entre muitos pontos positivos destacados, chamou a atenção para o quesito durabilidade: “Em relação às correntes transportadoras da COBRA, posso dizer que são muito resistentes, com longa durabilidade. Estamos entrando no terceiro ano de uso e foram necessárias pouquíssimas manutenções. Nossa linha produtiva opera dois turnos (19 horas diárias) em um produto quente e pesado, e as correntes atendem perfeitamente.”

 

PROCESSOS MAIS EFICIENTES E SUSTENTÁVEIS

 

Outras características importantes foram observadas no momento da escolha das correntes para os transportadores da vinícola, e trouxeram inúmeros benefícios:

 

- Mais sustentabilidade: eliminando a necessidade de água e sabão ou produtos químicos na lubrificação das correntes, reduziu a demanda na Estação de Tratamento de Efluentes;

- Proporcionou uma indústria mais limpa: o aspecto visual e a higiene do ambiente melhoraram consideravelmente. Em se tratando de uma indústria de bebidas, um ponto muito importante;

- Otimização do layout de produção: o uso da mesma corrente plástica, tanto nos trechos retos quanto nos trechos curvos e ainda nas mesas de acúmulo, permitiu um layout bem estruturado e com maior eficiência em todo o fluxo de envasamento dos sucos;

- Menos ruído: o atrito entre plástico e vidro produz ruídos mínimos e aceitáveis, tornando o ambiente de trabalho muito mais seguro e produtivo;

- Economia: em relação ao investimento, se comparado às correntes metálicas, as correntes plásticas autolubrificadas proporcionam uma economia de 35% do valor.

 

Veja o vídeo que preparamos para mostrar um pouco do processo industrial da Vinícola Aurora onde é possivel verificar a eliminação da lubrificação adotando esta prática em sua indústria ou projeto:

 

https://youtu.be/qLuDtMwMAv0

 

ESTEIRAS PLÁSTICAS AUTOLUBRIFICADAS

 

As esteiras e correntes plásticas autolubrificadas da Série AP (Alta Performance) são injetadas em Poliacetal acompanhado de uma carga de aditivo desenvolvido exclusivamente pela COBRA Correntes, sendo distribuído em toda a massa da placa e dos módulos das esteiras e correntes transportadoras, agindo durante toda a vida útil do produto. Estas soluções são implementadas em indústrias que estão em sintonia com as demandas atuais de redução de custos e principalmente consumo de água gerando desempenho superior dos seus equipamentos e alta resistência mecânica. Nossas soluções em movimentação industrial se tornam ainda mais eficazes quando fornecem redução de custos e ainda permitem que a sua empresa colabore com o meio ambiente.

 

Acesse nosso site e conheça as CORRENTES DE ALTA PERFORMANCE Série AR 38 AP e Série ACT 38 AP.

 

A COBRA Correntes conta com profissionais especializados para tirar suas dúvidas e ajudar a melhorar o desempenho de sua empresa com assistência técnica qualificada e produtos de alta tecnologia. Descubra como nossa equipe pode ajudar a reduzir os custos da sua empresa.

 

Para ficar por dentro das soluções de transporte intralogístico que a COBRA Correntes oferece, veja aqui no blog nosso super artigo TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESTEIRAS TRANSPORTADORAS.