O LinkedIn é muito mais que uma simples rede social. É um canal de relacionamento entre profissionais com interesses afins. Na indústria, ele pode ser o caminho para melhorar a sua relação profissional com clientes e fornecedores, com outros profissionais do setor, estar atento a oportunidades e impulsionar vendas, . Este guia traz dicas essenciais para usar a plataforma da maneira mais assertiva nos negócios.

 

Os brasileiros estão cada vez mais conectados à internet. A pesquisa mais recente voltada para o setor indica que, em 2020, os brasileiros passaram, em média, 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. E o LinkedIn tem registrado um nível recorde de engajamento. As conversas entre usuários aumentaram mais de 50%, entre 2019 e 2020. Hoje, a plataforma tem mais de 40 milhões de usuários, no Brasil. Por que não usar, então, essa rede social para alavancar sua carreira e os negócios de sua empresa?

 

Com o LinkedIn, você pode mostrar o seu perfil, sua atuação e suas experiências anteriores. Pode ainda falar sobre seu potencial e sobre os resultados que seu trabalho proporciona. O primeiro passo é fazer um perfil com dados pessoais, de contato, informações acadêmicas e profissionais. Depois, é preciso fazer conexões.

 

Para ajudar, preparamos este guia com 8 dicas para você construir um perfil de sucesso, alavancar negócios e manter uma rede de contatos profissional favorável ao seu negócio.

 

1. Tenha foto de perfil

Perfis com fotos costumam ser, em média, 10 vezes mais vistos do que os que não têm fotos. Quem usa a rede social quer uma conexão humana - dentro do âmbito profissional - e a foto permite mostrar um pouco mais sobre você. A foto não deve expor sua família, filhos, animais de estimação ou viagens.

 

Por isso, não é recomendado usar a mesma foto de perfil do Facebook ou do Whatsapp. A ideia do LinkedIn é chamar atenção para sua trajetória e conquistas profissionais (e não para aspectos da sua vida pessoal). O recomendado é usar uma foto com aspecto de seriedade profissional, sem necessariamente ser formal, com trajes sociais.

 

2. Foque no profissional

O LinkedIn é ideal para relação profissional, busca de emprego, contato com clientes e outros profissionais do mesmo setor. Tudo o que for relacionado à sua vida pessoal deve ficar de fora dessa rede social.

 

3. Destaque seu currículo

A regra de currículo enxuto, com apenas uma página, vale para o papel. No LinkedIn, você pode seguir outro caminho. Não economize nas informações sobre sua vida profissional. Destaque suas conquistas, objetivos, formações, experiências. Faça isso de forma objetiva e estratégica.

 

4. Exponha experiências

Faça um texto com até cinco linhas indicando suas experiências na área da indústria. Destaque as principais responsabilidades que assumiu em empresas anteriores.

 

Para aumentar o engajamento e alcance de sua página, é preciso interagir bastante: publique textos, compartilhe notícias, participe de grupos de discussões e interaja com páginas de empresas.

 

5. Mantenha relações

Adicione à sua rede quem você conhece diretamente e quem gostaria de conhecer. O ideal é focar em pessoas ligadas à indústria, setor em que você trabalha. Esteja sempre presente no LinkedIn, mantenha contato com outras pessoas. Você pode compartilhar atualizações, falar sobre os livros que leu e ajudaram na formação profissional. Isso pode ser interessante e ajudar também outras pessoas da área.

 

Mande mensagem parabenizando por um novo cargo ou promoção, deseje feliz aniversário. Isso ajuda a construir relações e manter a rede atualizada sobre você. Outra forma de manter contato é divulgando todas as atualizações de sua carreira.

 

6. Mostre que é especialista

O LinkedIn pode ser a chance de dividir seus conhecimentos na rede social. Escreva textos e compartilhe. Procure posicionar-se como especialista no assunto que domina. Assim, você ganha destaque e colabora com o crescimento de outras pessoas.

 

Os artigos podem ser vistos por qualquer pessoa, mesmo que ela não pertença à sua rede de contatos.

 

7. Espalhe positividade

Evite usar a rede social para falar mal de empresas ou pessoas. Espalhar pensamentos e opiniões positivas pode ajudar a conquistar novas e boas oportunidades no futuro. Procure sempre destacar seus pontos positivos, competências e conquistas. Na busca por emprego, não use termos como "desempregado" ou "procurando emprego".

 

8. Faça uma boa apresentação

Na hora de escrever o resumo de suas qualificações, indique o máximo de informações relevantes a respeito de sua trajetória e competências. Faça um texto curto e aproveite para falar sobre traços de sua personalidade e flexibilidade para assumir funções e executar tarefas.

 

Como você vê, o LinkedIn pode ajudar a fortalecer sua relação profissional e impulsionar bons resultados nos negócios na indústria. É inegável que o mundo digital mudou a forma como as pessoas se relacionam. O que você precisa saber é como usar isso a favor de sua carreira e dos negócios da sua empresa. Esperamos que nossas dicas ajudem você a construir um perfil profissional de sucesso. E claro, faça conexão com a gente: https://www.linkedin.com/company/cobra-correntes-transportadoras/.