O crescimento das indústrias aliado à crise econômica que abalou o mundo criou a necessidade de se trabalhar com eficiência. O objetivo era simples, porém de extrema importância: fazer com que as empresas produzissem mais com menos recurso, otimizando os fluxos operacionais para manter a saúde financeira do negócio.

 

O lado positivo deste cenário é que ele estimula a criação de novos equipamentos e soluções para maximizar a produção. Foi desta necessidade que surgiram as esteiras transportadoras, máquinas que recebem cargas e transportam os materiais de maneira praticamente contínua ao longo de um caminho definido.

 

A principal vantagem das esteiras transportadoras é que são facilmente automatizadas e possuem grande confiabilidade. Dentro das fábricas e indústrias, se destacam por sua elevada produtividade e baixo custo operacional. Portanto, são equipamentos presentes em praticamente todos os negócios que exigem deslocamento de matérias-primas, produtos manufaturados ou mesmo de resíduos da produção.

 

No entanto, para garantir o bom funcionamento das esteiras transportadoras é necessário que todos os seus componentes estejam funcionando perfeitamente. Isso inclui a transferência de produtos entre equipamentos e processos, facilitando a movimentação dos mais diversos tipos de mercadoria.

 

Antes de prosseguirmos, é importante relembrar que os componentes e acessórios para transportadores e/ou esteiras industriais são projetados para serem aplicados em guias para os produtos, estruturas centrais e de sustentação dos transportadores industriais, curvas, fechamento e proteção de maquinas e equipamentos. Todos os produtos desenvolvidos pela COBRA Correntes possuem fácil instalação, elevada resistência mecânica, excelente acabamento e durabilidade.

 

Sobre as transferências roletadas

 

A transferência roletada é uma peça com estrutura e roletes feitos de plástico que, junto a elementos metálicos, facilita a transferência de produtos entre as esteiras transportadoras e processos produtivos. Essa versatilidade é de extrema importância dentro das indústrias, pois serve como uma solução mecânica que poupa esforços dos operadores, maximiza o tempo de sua produção e facilita as atividades realizadas

 

Elas são inseridas nas cabeceiras de retorno e acionamento dos transportadores industriais. Tal aplicação traz uma série de benefícios, como a eliminação da necessidade de chapas metálicas lisas — muitas vezes, os produtos se acumulam sobre essa chapa, o que pode causar interrupção no fluxo de produção.

 

No entanto, o principal benefício da transferência roletada é que a mesma garante que os produtos ou caixas, ao serem transferidos de uma esteira para outra, ou de uma esteira para outro equipamento sigam um fluxo harmônico sem interrupções ou parada de produtos. Além disso, o seu uso assegura um excelente acabamento aos equipamentos e ao sistema de movimentação. Sua simplicidade e praticidade se estendem por ser uma solução passiva, ou seja, não a necessidade de incrementos de automação ou outras melhorias para aplicar o produto em uma esteira transportadora. 

 

A transferência roletada da COBRA Correntes é composta por uma combinação de elementos plásticos e metálicos, garantindo instalação simplificada e fácil manutenção. Além disso, os roletes que entram em contato com o produto transportado são injetados em POM de alta performance. O Polióxido de Metileno (ou Poliacetal, como normalmente é conhecido no mercado) apresenta excelente resistência química e mecânica, estabilidade dimensional e boa isolação elétrica. Isso prolonga a vida útil do produto, minimizando os riscos de avaria e necessidade de troca.

 

Soluções COBRA Correntes

 

A COBRA Correntes está no mercado de correntes desde 1986. Durante todos esses anos, a empresa focou em desenvolver tecnologia própria e em encontrar respostas para os principais problemas de intralogística — e foi a partir dessa inquietação que a marca trouxe para o segmento correntes inox, correntes plásticas e esteiras modulares, além de uma linha completa de componentes e acessórios.

 

Dentro deste cenário, a COBRA Correntes possui seis modelos de transferências roletadas que podem ser combinadas entre si gerando verstatilidade e inúmeras combinações para diferentes exigências de aplicação.

 

  • Roletada 2x85;
  • Roletada 3x85;
  • Roletada 5x85;
  • Roletada 2x115;
  • Roletada 3x115;
  • Roletada 5x115.

 

É importante ressaltar que o torque recomendado para fixar a transferência roletada na tampa de fechamento é de 1,0 kgf.m (9,8 N.m), independente do modelo escolhido.

 

Consulte aqui nosso catálogo de produtos e nosso time de atendimento ao cliente para maiores informações sobre o dimensional e sugestões da aplicação.

 

Que tal ter uma avaliação gratuita do nosso time técnico? Preencha o formulário clicando aqui que entraremos em contato com a sua empresa!