Todos os profissionais que trabalham com movimentação em intralogística devem conhecer os mancais e rolamentos. Eles são de extrema importância para o funcionamento de diversos equipamentos mecânicos e são projetados para suportar cargas aplicadas em um eixo enquanto ele gira.

 

A seguir, você confere informações sobre esse produto versátil e fica por dentro das soluções oferecidas pela COBRA Correntes para componentes e acessórios, utilizados em equipamentos transportadores. Boa leitura!

 

 

O que são mancais e rolamentos

 

Mancais e rolamentos são elementos de máquinas que servem para apoio fixo aos eixos. Eles são projetados para dar sustentação a um eixo enquanto ele rotaciona, mantendo-o alinhado em sua posição original.

 

Geralmente esses componentes são constituídos por uma estrutura robusta chamada base, que pode ser feita de ferro fundido, aço ou polímero de Engenharia. A mesma é fixada em relação ao sistema e tem um furo por onde se passa o eixo. Entre o eixo e a base, existe uma bucha ou rolamento — sua função é oferecer uma superfície menos rugosa, reduzindo assim o atrito na região.

 

Dessa forma, é fácil entender o porquê dos mancais serem produtos versáteis para novos projetos ou para serem usados na manutenção dos transportadores industriais. Esse tipo de solução possibilita que o eixo transfira torque e rotação, movimentando assim rodas, engrenagens, polias, cremalheiras e outros atuadores.

 

Tipos de mancais

 

Existem basicamente dois tipos diferentes de mancais: mancais de deslizamento e mancais de rolamento. Cada um deles tem suas próprias características e aplicações, como veremos a seguir.

 

Mancais de deslizamento

No interior deste tipo de mancal existe uma bucha cuja função é direcionar o eixo para diminuir o atrito. Isso gera maior eficiência para o sistema, pois as buchas são separadas do eixo por uma fina camada de lubrificante, como o óleo, a graxa ou o grafite.

 

Ao contrário dos mancais rotativos, que serão abordados em breve, os mancais de deslizamento suportam um eixo em rotação, sem a necessidade de elementos rolantes, sendo divididos nos seguintes subgrupos:

  • Hidrodinâmico: É ideal para altas velocidades e cargas elevadas. São produzidos em material de alta resistência e com uma fina camada de óleo lubrificante entre o eixo e a bucha;
  • Magnético: Sua utilização é muito restrita, porém sua principal vantagem é que não utiliza lubrificante, uma vez que mantém o eixo em suspensão por meio da força magnética;
  • Hidrostático: É ideal para equipamentos que necessitem de alta precisão no movimento de rotação, pois o óleo é injetado sob pressão neste tipo de mancal;
  • Aerostáticos: Em função de seus elevados custos de manutenção e fabricação, não é tão comum como os outros tipos de mancais de deslizamento. No entanto, apresentam elevada precisão e não gera calor, além de utilizar ar comprimido em substituição de óleos e graxas.

 

Mancais rotativos ou para rolamentos industriais

Como falamos anteriormente, os mancais rotativos possuem rolamentos para permitir que o eixo gire facilmente, oferecendo pouca resistência e menor atrito. São divididos nos seguintes subgrupos, que variam em função dos elementos rolantes:

  • Agulhas: Rolos com comprimento de até 10 vezes o diâmetro, sendo utilizados para cargas elevadas e em baixa rotação. Apresentam menor atrito e aquecimento, resultando em uma menor necessidade de lubrificação;
  • Esferas: Atendem diversas aplicações e suportam cargas radiais e axiais, além de altas velocidades. É um mancal rotativo rígido e não permite o movimento de flexão ou desalinhamento do eixo;
  • Axial de esferas: Possui dois anéis (um no eixo e outro na base), acomodando as esferas em seus canais. Suportam apenas cargas axiais, e não devem ser submetidos a cargas radiais;
  • Esferas de contato angular: Esse modelo de rolamento é recomendado para situações com alta rotação e pouco ruído. Neste caso, é possível modificar a área de contato entre as esferas e o trilho;
  • Rolos cônicos: Suportam altas cargas de choque e impactos radiais e axiais simultâneos. Neste modelo de mancal rotativo, como o próprio nome já diz, os anéis e os rolos possuem uma superfície em formato cônico. Apresentam uma maior vida útil, baixo atrito e uma maior confiabilidade operacional;
  • Rolos cilíndricos: Semelhante aos cônicos, uma vez que também suporta alta velocidade e elevadas cargas de impacto na direção radial. A diferença está no seu formato, que é cilíndrico.

 

Componentes COBRA Correntes

A COBRA Correntes oferece diversos componentes e acessórios para transportadores ou esteiras industriais, desde abraçadeiras até tubos. Todas as soluções são desenvolvidas e projetadas para serem aplicadas em guias laterais, estruturas centrais, estruturas de sustentação, curvas, fechamento e proteção.

 

Os mancais e rolamentos da COBRA Correntes, bem como outros componentes e acessórios da marca, são fáceis de instalar e possuem elevada resistência mecânica, excelente acabamento e durabilidade.  Logo, são recomendados para equipamentos de movimentação, tais como as esteiras transportadoras.

 

São quatro modelos de mancais COBRA Correntes disponíveis:

  • Oval UCF;
  • Oval FL;
  • Quadrado UCF;
  • Quadrado FL

 

Todos os modelos de mancais são injetados em poliamida reforçada, que proporcionam excelentes propriedades mecânicas e boa estabilidade dimensional.

 

A lubrificação realizada nos rolamentos, evita desgaste e fadiga prematuros dos mesmos, diminui níveis de ruído e atrito, evita aquecimento excessivo, penetração de partículas, formação de ferrugem e corrosão.

 

Para garantir a vida útil dos mancais e rolamentos, o técnico de manutenção precisa seguir algumas orientações. Uma delas é em relação ao torque recomendado para fixar o mancal na estrutura lateral, que deve ser de 1,5 Kgf.m (ou 14,7 N.m). Além disso, quando aplicado em ambientes abrasivos, recomenda-se a lubrificação periódica e com lubrificante apropriado para o meio, a fim de prolongar a vida útil do rolamento.

 

Soluções COBRA Correntes

A COBRA Correntes está no mercado desde 1986 buscando aprimorar tecnologia própria, focando no desenvolvimento de soluções para movimentação em intralogística. Por isso, fornece produtos como correntes inox, correntes plásticas e esteiras modulares, além de uma linha completa de componentes e acessórios para facilitar a construção de esteiras industriais.

 

A COBRA é uma empresa que oferece múltiplas soluções, levando tecnologia e inovação para diversas fábricas e indústrias. Assim, ajuda diversos negócios a prosperarem, otimizando seus fluxos operacionais e aumentando a eficiência dos processos.

 

Tudo isso levando em consideração as necessidades do cliente, e por isso a COBRA oferece suporte integrado com auxílio em cada etapa do processo. Da definição do escopo à instalação; da manutenção à atualização; com peças de reposição disponíveis para pronta entrega, nossos clientes sabem que contam com o melhor do mercado.

 

Está em busca de soluções para movimentação em intralogística? Então acesse o nosso e-catalog aqui e veja todos os produtos à disposição do seu negócio. Qualquer dúvida, entre em contato com o representante mais perto de você e converse com a nossa assistência técnica especializada.

 

Que tal ter uma avaliação gratuita do nosso time técnico? Preencha o formulário clicando aqui que entraremos em contato com a sua empresa!