Você já ouviu falar do Poliacetal Não-Reagente? Também conhecida com POM PRQ, é uma variação do poliacetal (POM) e possui alta resistência química a produtos clorados. Temos muito orgulho em comunicar que esta solução é exclusiva da COBRA Correntes, e foi desenvolvida para empresas que movimentam e utilizam produtos químicos.

 

Quer conhecer mais sobre este produto? Então continue sua leitura! Aqui você encontrará informações mais detalhadas sobre as propriedades do poliacetal, como o POM PRQ é aplicado nas séries de correntes ou esteiras modulares da COBRA e muito mais! 

 

 

O que é o poliacetal? 

É importante começar do básico: o que é o poliacetal? Conhecido no mercado pela sua sigla POM, de poli-oxi-metileno, também pode ser chamado de acetal. Ele foi descoberto em 1956 pelo químico Herman Staudinger e chamou atenção por ser um plástico com alta resistência. 

 

O poliacetal é um polímero derivado do formaldeído ou do trioxano, e é obtido a partir da polimerização do formol aldeído e adição de grupos terminais acetato. Este material existe em dois tipos: o POM Homopolímero, que tem maior dureza, maior resistência à tração, fadiga e flexão; e o POM Copolímero, que oferece excelente resistência à umidade e pode ser aplicado em elevadas temperaturas.

 

O poliacetal é bastante utilizado dentro das indústrias na fabricação de correntes plataforma, esteiras modulares, engrenagens e demais produtos. O POM apresenta excelentes propriedades mecânicas, estabilidade térmica em elevadas temperaturas, baixo coeficiente de atrito e excelente acabamento superficial. 

 

Entre suas principais características podemos citar: 

 

  • Baixa absorção de umidade; 
  • Elevada rigidez;
  • Boa resistência ao impacto e tração;
  • Antiaderência;
  • Boa resistência à deformação com o calor;
  • Alta resistência a flexões alternadas;
  • Baixo coeficiente de atrito;
  • Alto módulo de elasticidade;
  • Elevada resistência a agentes químicos.

 

 

O que é o poliacetal não-reagente?

 

Deu para entender o porquê do poliacetal ser tão importante dentro de fábricas e indústrias. A COBRA Correntes, atenta às necessidades do mercado, viu uma oportunidade de ir além. Foi assim que surgiu o poliacetal não-reagente, a nova solução exclusiva da empresa sulista para empresas que movimentam e utilizam produtos químicos. 

 

Chamado de POM PRQ, apresenta resistência química a produtos clorados — diferente das propriedades do poliacetal convencional que reagem a cloro e produtos químicos. Isso significa que ele não perde as propriedades de resistência à tração no decorrer do uso em transportadores.

 

Além disso, o uso de esteiras com POM PRQ proporciona menor coeficiente de atrito, tanto entre esteira e produto, como entre esteira e perfil de desgaste. Essas características são importantes para o aumento da vida útil da corrente ou esteira modular,  além de facilitarem o transporte do produto e reduzirem a utilização de lubrificantes.

 

 

Poliacetal Não-Reagente: nova solução exclusiva da COBRA Correntes

 

Como vimos anteriormente, o poliacetal não-reagente é uma solução exclusiva da COBRA Correntes. Agora, vamos explicar como esse produto entra na fabricação de soluções para movimentação em intralogística. 

 

Antes de prosseguirmos com os exemplos, é importante ressaltar que qualquer série das correntes ou esteiras modulares da COBRA pode ser fabricada neste material. Os interessados devem entrar em contato com o atendimento ao cliente que oferecerá o suporte necessário. Nossa equipe é treinada para garantir o sucesso de nossos clientes ajudando empresas e gestores a encontrarem as soluções que melhor se encaixam nas suas necessidades e orçamento.

 

A séries ACT 38 PRQ de Transporte Curvo e a Serie AR 38 PRQ, possuem superfície fechada e é feita com poliacetal com resistência a produtos clorados. Por isso é extremamente indicada para negócios que fazem o transporte de produtos químicos ou corrosivos. Suas vantagens incluem excelente planicidade, diminuição do uso de lubrificantes e maior carga de trabalho. 

 

Caso sua empresa necessite de Esteiras Modulares, também pode optar por series como S254 e S500 com superfície aberta ou fechada para transporte Reto, que compartilha as mesmas características e benefícios do exemplo anterior. 

 

Agora você já conhece o poliacetal não-reagente, solução exclusiva da COBRA Correntes para empresas que movimentam e utilizam produtos químicos. Dê o próximo passo para aumentar a vida útil das correntes ou esteiras e leve o POM PRQ para dentro da sua fábrica. 

 

A COBRA Correntes está no mercado desde 1986 oferecendo para o mercado soluções nacionais para movimentação em intralogística, como correntes inox, correntes plásticas e esteiras modulares. Além disso, a empresa sulista conta com uma linha completa de componentes e acessórios para facilitar a construção de esteiras industriais. 

 

Conheça todos os pontos de contato da COBRA em https://www.cobra.ind.br/contato